Zoran Imširović
A última sonata de Schubert, D.960
Obras de R.Schumann e F.Schubert
07 maio 2022 ● 15h00
Igreja da Misericórdia

Sinopse
O galardoado pianista Zoran Imsirovic apresenta-se, pela primeira vez em Coimbra, para interpretar dois expoentes máximos do repertório para piano solo: a opus 15 de Schumann e a sonata em bi bemol maior, de Schubert. A execução destas peças está apenas ao alcance de músicos excepcionais, dada a sua complexidade, duração e esforço físico. O repertório que Imsirovic nos traz é, por isso, uma inegável combinação de sensibilidade e virtuosismo, que coloca à prova a capacidade expressiva e recursos musicais de quem sobre ele se debruça.
Programa
Robert Schumann
Kinderszenen (cenas infantis) op.15
Franz Schubert
Sonata em si bemol maior, D.960
Zoran Imširović
Piano
Zoran Imširović (Jugoslávia, 1979) começou a sua educação musical em Niš na classe de Svetlana Korunović, sendo simultaneamente orientado por Miroslava Lila Petrović em Belgrado. Em 1997, Zoran foi aceite no Conservatório Richard Strauss, em Munique. Depois de concluir os seus estudos, iniciou uma carreira internacional de concertos apresentando o seu trabalho na Itália, Alemanha, França, Espanha, Áustria, Suíça, Hungria, Roménia, Bulgária, Malta e nos países da antiga Jugoslávia.
Zoran tem buscado constantemente novas formas de aproximar a música do público. Em 2014, iniciou o projeto “PIANO SUMMER”. n mnbAlém do seu grande interesse pelo romantismo alemão, especialmente as obras de Schumann e Brahms, Zoran interessasse pela promoção da música de compositores da antiga Jugoslávia.
Distinguido com o Leão de Ouro de Véneto (Itália), Zoran participou em festivais como Kammermusik Festival Nürnberg, Klavierfestival Garmisch-Partenkirchen, Musikherbst Radolfzell, The Flower of Tisa, Chopin Fest Belgrade ou Brahms Festival Heide. É também presença regular em concertos organizados por instituição tão prestigiadas como o Goethe-Institut, Pinakothek der Moderne Munich, Konzerthaus Berlin, Palazzo Del Gran Guardia Verona, Hubert Burda Hall Munich, Nymphenburg Palace, Centre Culturel de Serbie Paris, Sarajevo Art e SANU.