Jorge Ly e Joana Ly
Sonatas para Violino e Piano de C.Franck e G.Fauré
07 maio 2022 ● 11h00
Igreja da Misericórdia

Sinopse
Num registo intimista e de diálogo entre dois instrumentos, a violinista Joana Ly e o pianista Jorge Ly propõem uma incursão por emblemáticas obras do período romântico. Para além das afinidades linguísticas e estilísticas, Gabriel Fauré e César Franck foram contemporâneos, por altura da belle époque, em Paris. Ambos pertenceram à Société Nationale de Musique, criada com o intuito de fomentar a música clássica francesa. As sonatas que Jorge e Joana Ly irão interpretar são, assim, dois paradigmas de uma época áurea da criatividade musical parisiense.
Programa
César Franck
Sonata em Lá Maior para Violino e Piano
Gabriel Fauré
Sonata para Violino, No. 1, Op. 13

Jorge Ly
Piano
Nasceu em Lisboa em 1964.
Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa onde estudou Piano e onde concluiu o curso geral de Piano.
Prosseguiu os estudos superiores no Conservatório Nacional com os Professores Olga Pratz e Miguel Henriques.
Concluiu o Curso de Piano em 1990 e desde aí tem desenvolvido uma intensa actividade pedagógica em vários Conservatórios de Escolas Profissionais de música.
Paralelamente tem tido uma carreia concertística quer a solo, quer integrado em grupos de Câmara, com especial incidência no repertório para canto e piano.
É frequentemente solicitado como pianista acompanhador em cursos e concursos dos quais se destacam o Concurso Internacional de Arcos Júlio Cardona e o Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro.
Foi pianista acompanhador no Conservatório de Aveiro, Conservatório de Castelo Branco, Escola Profissional de Música do Porto, Conservatório Regional de Coimbra, Escola profissional de Artes da Beira Interior e no departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
É professor de Piano e pianista Acompanhador no Conservatório de Música de Coimbra.

Joana Ly
Violino
Joana começou a tocar violino aos 4 anos e aos 8 começou os estudos no Conservatório de Música de Aveiro com Ana Sofia Mota. Continuando os estudos, os seus principais professores foram Radu Blidar (Royal College of Music, Londres), Gordan Nikolic ( Codarts, Roterdão) e Paul Wakabayashi (música de câmara - ANSO, Lisboa).
Participou ainda em Masterclasses para música solo e de câmara, com os professores, Daniel Rowland, Leonid Kerbel, Zoltan Santa, London Haydn Quartet e o Quarteto Chilingirian. Sendo a música de câmara uma das suas principais paixões, Joana foi membro do Quarteto Sattler e agora faz parte doQuarteto Corran, colabora com Artisti con Brio e co-criou recentemente o novo Islington Festival of Music and Art. Ainda no âmbito da música de câmara, frequentoumuitos festivais como o Harmus Festival, o Stift International Festival, o AuroraChamber Music, Musicworks e o Lake District Chamber Music.
Joana tem sido membro e convidada em várias orquestras, tais como Garsington Opera, London Mozart Players, Philharmonia, Bournemouth Symphony Orchestra, Southbank Sinfonia, Opera North, Britten Sinfonia, Philharmonia Amsterdam, Gustav Mahler Jugendorchester e Chipping Campden Festival Academy Orchestra. O seu interesse pela música antiga permitiu que participasse em alguns festivais como Dartington, EUBO Mobile Academy e Freiburg Barockorchester Academy, onde teve a oportunidade de estudar com violinistas maravilhosos, como Petra Müllejans, Margaret Faultless e Adrian Butterfield. Ela também toca regularmente com grupos de música antiga como Brandenburg Sinfonia e Feuersinfonie (Festival Utrecht Oude Muziek Fringe).
Em 2016, recebeu uma bolsa da Help Musicians UK e tocou as Sonatas de Beethoven completas num ciclo de quatro concertos em Londres.
Enquanto estudante em Londres, Joana foi bolseira da fundação Gulbenkian e mais tarde teve apoio da Harrison Frank Foundation, pelo empréstimo de um violino Maurizi.