Gülsin Onay
Obras de Haydn, Mendelssohn e Chopin
06 maio 2022 ● 21h30
Conservatório de Música de Coimbra

Sinopse
A consagrada pianista Gülsin Onay apresenta-se, pela primeira vez em Coimbra, num recital onde figuram algumas das obras mais desafiantes do repertório para piano.
A pianista turca, considerada como uma referência mundial na interpretação de obras de Chopin e Ahmed Saygun (proeminente compositor turco do Séc. XX, que lhe dedicou diversas obras) irá, ainda incluir no seu programa peças canónicas de Haydn e Mendelssohn-Bartholdy. Entre muitos prémios e galardões arrecadados ao longo de uma prolífica carreira, Gülsin Onay foi distinguida com a Medalha de Estado do governo polaco, pelo caráter único da sua forma de interpretar Chopin e, por conseguinte, pelo seu continuado contributo para a divulgação da música deste compositor. O auditório do Conservatório de Música de Coimbra recebe, assim, um recital que celebra a carreira e o talento de Onay, através de propostas musicais que evidenciam todas as nuances, cores e tons que o piano consegue produzir.
Programa
Joseph Haydn
Variações em Fá menor
Felix Mendelssohn-Bartholdy
Variations sérieuses op.54
Frédéric Chopin
Andante spianato e Grande Polonaise Brilhante, op. 22
Balada nº. 3
Sonata em si minor, op.58
Allegro maestoso
Scherzo: molto vivace
Largo
Finale: presto non tanto
Gülsin Onay
Piano
Pianista turca, de ascendência alemã, Gülsin Onay é uma das pianistas mais consagradas da atualidade.
Aos 6 anos deu o seu primeiro concerto na TRT Radio Istanbul. Os seus talentos prodigiosos valeram-lhe, aos 10 anos, uma bolsa do governo turco para estudar em Ankara e Paris.No início de sua carreira, Onay recebeu prémios em importantes competições, incluindo o Concurso de Piano Marguerite Long-Jacques Thibaud (Paris) e o Concurso Internacional de Piano Ferruccio Busoni (Bolzano).
A carreira internacional de Onay abrangeu 80 países em todos os continentes. Tocou com orquestras incluindo Dresden Staatskapelle, Orquestra de Câmara Inglesa, Filarmónica do Japão, Sinfónica da Rádio de Munique, Orquestra Filarmónica, Filarmónica Real, Filarmónica de São Petersburgo, Sinfónica de Tóquio, Filarmónica de Varsóvia e Orquestra Sinfónica de Viena, sob a batuta de maestros tão ilustres como Vladimir Ashkenazy ou Esa-Pekka Salonen. As aparições de Onay em festivais incluem Berlim, Varsóvia, Granada, Mozartfest Würzburg, Newport, Schleswig-Holstein e Istambul.
Reconhecida intérprete de Chopin, Onay foi, em 2007, homenageada com uma Medalha de Estado pelo governo polaco.
Onay gravou dezenas de discos e, atualmente, é Artista do Estado na Turquia e solista da Orquestra Sinfónica Presidencial de Ankara.