Concerto para Piano n.º 2 de Rachmaninov

Orquestra Sinfónica do Algarve e Leonardo Hilsdorf

07 maio 2022 ● 21h30

Conservatório de Música de Coimbra

Concerto para Piano n.º 2 de Rachmaninov

Sinopse

Este concerto propõe-nos uma incursão pela mais aclamada música clássica russa e latino-americana, através da revisitação de obras dos seus grandes mestres: Sergei Rachmaninoff, Alberto Ginastera e Arturo Marquéz . O espectáculo iniciará com o célebre e tecnicamente desafiante Concerto Nº2 para piano e orquestra de Rachmaninoff - conhecido pelos seus dotes enquanto pianista e compositor. De seguida, as danças de Ginastera e Marquéz irão abrilhantar o programa com toda uma nova paleta de cores sonoras, ritmos pendulares e melodias sedutoras. A Orquestra Sinfónica do Algarve e o virtuoso pianista Leonardo Hilsdorf irão dar vida a estas obras, num serão que irá encher o Conservatório de Música de Coimbra de emoção e narrativas musicais.

Programa

Concerto nr 2 para piano e orquestra de Rachmaninoff

4 Danças da Estacia Suite, de A, Ginastera

Danzon nr 2 de A Marquez

Joana Ly

Orquestra Sinfónica do Algarve

A Orquestra Sinfónica do Algarve foi fundada em 2021 pelo maestro Armando Mota, o violinista João pedro Cunha e a economista Ascensão Marques.

Tem uma formação básica de 60 elementos podendo esse número ser ajustado de acordo com o reportório a executar. Um dos objectivos que assistiu à fundação da Orquestra Sinfónica do Algarve foi a de proporcionar emprego aos jovens músicos nacionais e Algarvios, e de dotar a região com uma formação Sinfónica até então inexistente. Tem concertos gravados disponíveis no Youtube e que demonstram a qualidade da Orquestra, aquando da sua apresentação oficial em Outubro de 2021. Com uma agenda para 2022 bastante preenchida, tem como objectivo futuro a internacionalização.

Armando Mota

Armando Mota

Maestro

Armando Mota deu o seu primeiro recital de piano, aos 5 anos, no Conservatório Nacional. Aos oito escreveu as suas primeiras composições que tocou para João de Freitas Branco, no Teatro Nacional S. Carlos. Embora a sua actividade musical no início da sua carreira se concentrasse no piano, mais tarde, após ter concluído o curso de direcção de Orquestra em Viena, começou igualmente a dedicar-se à actividade de maestro e compositor (foi aluno de Armando José Fernandes). Fundou a sua própria orquestra, Akademia, com a qual tem discos gravados. Como pianista actuou por toda a Europa com destaque para a Áustria, Alemanha, Portugal e Itália.Viveu 10 anos em Viena onde estudou e se formou na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst. Como maestro dirigiu, em Portugal, a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra do Algarve. No estrangeiro, regeu a Orquestra de Gdansk, Orquestra Akademia de Viena,a orquestra chinesa de Zhie Jang, entre outras.Como compositor tem várias obras sinfónicas. Radicou-se há 20 anos na região Algarvia, onde foi professor e fundador de um Conservatório, tendo recentemente fundado a Orquestra Sinfónica do Algarve. É o director artistico do Festival internacional de Piano do Algarve, e presidente da Artedosul a entidade responsável pelos maiores eventos de musica erudita na região.

Leonardo Hilsdorf

Leonardo Hilsdorf

Piano

Leonardo Hilsdorf: Um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, vem-se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Aclamado pela crítica especializada, sua performance foi saudada como ‘fenomenal’ (Fuldaer Zeitung) e ‘encantadora e magistral’ (L’Independent). Por dois anos foi um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elisabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora.

Recebeu o 1º prêmio em diversas competições internacionais na Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, México e Brasil. Entre eles, obteve o prestigioso prémio Nadia et Lilit Boulanger em Paris, e o prémio especial da União Europeia de Concursos de Música para a Juventude. Em 2016, venceu por unanimidade o 1º prémio no Concurso Internacional J.J.C Yamaha do México, que lhe valeu uma tournée por diversos países da América Latina.

Licenciado em Piano na Universidade de São Paulo, concluiu o seu mestrado em Performance no New England Conservatory, em Boston. Além de um diploma de Concertista outorgado pela École Normale de Paris, Leonardo concluiu, em 2018, um segundo mestrado em Performance na Escola de Música de Colónia. Atualmente Leonardo reside em Lisboa, onde paralelamente à sua atividade artística e pedagógica, desenvolve uma tese de doutoramento em Estudos da Cultura, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Copenhaga.

Organização

Alto Patrocínio

Financiamento

Patrocínio

Apoios

Apoio à Produção

Parceiros Institucionais

Parceiros de Comunicação

Apoio à Divulgação